Eco-Clubes de Sussundenga promovem sustentabilidade e criatividade nas escolas

Os Eco-Clubes de Sussundenga deram início, na semana passada, a actividades práticas com o objectivo de diversificar acções e engajar os alunos em projectos sustentáveis. A Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR) organizou três actividades distintas em várias escolas, todas voltadas para a reciclagem e a reutilização de materiais.

Na Escola Primária Buapua, na Escola Básica Bairro da Unidade, na Escola Primária 1 de Junho e na Escola Primária Nhamezara, os alunos participaram de um workshop de reciclagem de garrafas PET. Durante a actividade, aprenderam a confeccionar copos reciclados, promovendo a conscienciazação sobre os benefícios ambientais da reciclagem. Além disso, a oficina incentivou a expressão criativa, permitindo que cada aluno pintasse e personalizasse seu próprio copo.

Na Escola Básica Muzoria, a actividade foi voltada para a reciclagem de papelão, onde os alunos aprenderam a fazer chapéus. A equipa da AMOR orientou os estudantes passo a passo. Partilhou técnicas e estilos e permitiu que eles explorassem sua criatividade enquanto compreendiam a importância da sustentabilidade.

Por outro lado, nas Escolas Primária Nhamatiquite e Primária de Nhamarenza, os alunos se dedicaram à confecção de pipas (papagaios). O objetivo foi não apenas criar, mas também empinar as pipas, proporcionando uma experiência divertida e dinâmica. Além de desenvolver habilidades manuais, essa atividade reforçou a importância da reutilização de materiais para fins recreativos, promovendo socialização e criatividade.

Devido à fraca participação dos alunos da Escola Secundária de Sussundenga, não foram realizadas aulas práticas. Em vez disso, a equipa se concentrou nas aulas teóricas pendentes, garantindo que todos os conteúdos fossem abordados.