Associação Moçambicana de Reciclagem

OSC’s e pontos focais das escolas em Inhambane já têm ferramentas para gerir Eco-clubes

A Associação Moçambicana de Reciclagem, através do projecto “Eco-civismo Moçambicano”, capacitou, na passada terça-feira, cerca de 30 pessoas, representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e dos pontos focais das escolas, na gestão dos Eco-clubes na província de Inhambane.

A formação, que decorreu no Conselho Municipal da Cidade de Inhambane, reuniu 32 participantes, incluindo os sete (07) pontos focais das escolas, a Direção Provincial de Educação de Inhambane (DPEI), membros do governo de diferentes sectores, o Conselho Municipal da Cidade de Inhambane (CMCI) e Organizações da Sociedade Civil, como a Associação MegaFauna (MMF), o Fórum Provincial das Organizações da Sociedade Civil de Inhambane (FOPROI), a Associação dos Paralegais de Inhambane (API), a Associação Comunitária para o Desenvolvimento Sustentável (ACUDES), o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), a Ocean Revolution Moçambique (ORM), o Organismo para Desenvolvimento Sócio-Económico Integrado (KULIMA), a Direção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente (DPDTA) e a Moz Clean.

A formação, ministrada pela gestora provincial do projecto, Angélica Miranda, contou com muita interação, o que incentivou as OSC’s e os pontos focais a promover mais a sustentabilidade ambiental.

Segundo a gestora, foi um dia de intenso debate sobre diversos aspectos da gestão e dinamização dos eco-clubes ambientais, no âmbito do projeto “Eco-Civismo Moçambicano”.

Os participantes afirmaram que a formação foi proveitosa e que os ensinamentos aprendidos serão colocados em prática, visando garantir uma gestão mais eficaz e funcional.

Na sua intervenção, o vereador da salubridade da cidade de Inhambane destacou a importância de sensibilizar os alunos, desde cedo, sobre a gestão adequada de resíduos sólidos e a protecção do meio ambiente, além de manter as escolas limpas e saudáveis. Após a abertura, houve uma apresentação detalhada sobre o projecto.

Miranda salientou que a capacitação concentrou-se em como organizar, gerir e compor os eco-clubes nas escolas, gerando muitas intervenções e discussões produtivas entre os participantes. No final da capacitação, ficou acordado entre os parceiros da AMOR que, das sete escolas com eco-clubes em Inhambane, três ficarão sob a gestão da API e quatro da ACUDES.

O projecto “Eco-Civismo Moçambicano”, implementado pela AMOR em parceria com a Horizont3000, a Linsi Foundation, a Sei So Frei, a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento, a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM) é financiada pela e União Europeia em Moçambique.