Associação Moçambicana de Reciclagem

Gestora do projecto “Matutuíne Limpo” reitera compromisso com a consciencialização Ambiental nas comunidades

“A Associação Moçambicana de Reciclagem, através do projecto ‘Matutuíne Limpo’, está comprometida em continuar a promover a consciencialização ambiental nas comunidades. Isto significa que há um esforço contínuo para educar e envolver as pessoas em questões ambientais”, afirmou a gestora do projecto Matutuíne Limpo, Floyd Margara, durante a apresentação do relatório da jornada de limpeza realizada no âmbito do Dia Mundial da Limpeza, celebrado anualmente em setembro em todo o mundo.”
De acordo com os dados partilhados pela gestora do projecto, esta terça-feira, na actividade realizada na Ponta do Ouro, no dia 20 de setembro, a AMOR e os seus parceiros recolheram com sucesso 6.710 kg de resíduos diversificados. Parte do material recolhido foi destinado a cooperativas para reciclagem, enquanto o não reciclável foi encaminhado para as lixeiras.
Com este projeto, a AMOR tem promovido uma cultura de respeito e cuidado pelo meio ambiente, envolvendo todos os membros da comunidade nesse processo. Para alcançar este sucesso, a AMOR tem investido na educação e realizado actividades comunitárias, como campanhas de sensibilização e limpeza que incentivam práticas sustentáveis, incluindo a reciclagem e a redução do consumo, além de estabelecer parcerias com organizações locais e autoridades para expandir o alcance das suas acções.
O movimento contou com a participação da Área de Proteção Ambiental de Maputo, dos parceiros do projeto, da comunidade local e de voluntários.
O projecto “Matutuíne Limpo”, que tem a duração de seis meses, é financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD Moçambique em parceria com a Área de Protecção Ambiental de Maputo, o Parque Nacional de Maputo e o KOLEKT.