Associação Moçambicana de Reciclagem

Ferramentas digitais impulsionam e elevam a produtividade nas OSC’s de Dondo

Nos dias 22 e 23 de Outubro, a Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR) ministrou uma capacitação voltada para Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) em áreas cruciais como digitalização, mídias sociais, gestão de eco-clubes e finanças no município de Dondo, província de Sofala.

No primeiro dia, as OSC’s participantes aprenderam técnicas de digitalização, fundamentais para a modernização das suas operações. Também adquiriram conhecimentos sobre como estruturar eco-clubes, definir objectivos claros e criar um plano de acção para os alcançar.

O curso teve início às 10h e teve a duração de duas horas, proporcionando um espaço para a troca de experiências e práticas inovadoras.

No dia seguinte, 23 de Outubro, abordaram-se temas como gestão de finanças, mídias sociais e digitalização, sendo este último uma continuidade da aula anterior. Esta abordagem integrada visa equipar as OSC’s com as ferramentas necessárias para melhorar a sua comunicação e gestão.

Estiveram presentes representantes da Direcção dos Serviços Distritais, da Associação Juvenil de Combate ao Analfabetismo e à Pobreza (AJOLP), da Associação de Combate à Pobreza Absoluta (ASSOCOPA), da Associação futura esperança (AFE), do Conselho Municipal de Dondo, APISO -Associação dos Apicultores de, da Associação TSALACANANE e membros da AMOR, que demonstraram grande interesse em aprimorar as suas habilidades.

Como resultado prático da formação, cinco OSC’s receberam computadores, uma ferramenta essencial para auxiliar nas suas actividades e na implementação das aprendizagens adquiridas.

Um dos dados mais preocupantes levantados durante a capacitação foi que 90% das OSC’s não possuíam redes sociais para a divulgação dos seus projetos. Atualmente, apenas algumas utilizam o Facebook para facilitar esse processo. A AMOR comprometeu-se a dar continuidade ao apoio, visando fortalecer a presença digital dessas organizações.

Partilhar: