AMOR lança projecto “Matutuíne Limpo” em Maputo

No âmbito da sétima fase operacional do programa de pequenas subvenções do GEF, a Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR) lança hoje um novo projecto intitulado “Matutuíne Limpo”, financiado pelo PNUD. O projecto tem como objetivo despoluir a área costeira da Área de Proteção Ambiental (APA) de Matutuíne, na Província de Maputo, mitigar a poluição marinha, proteger os ecossistemas marinhos e promover o desenvolvimento sustentável.

Com duração de seis meses, o projecto é implementado pela AMOR, que coordena e executa as atividades em parceria com a Área de Protecção Ambiental de Maputo (APA Maputo), o Parque Nacional de Maputo e a KOLEKT.

O objeticvo é remover 20 toneladas de poluição marinha e melhorar a qualidade ambiental costeira; implementar campanhas de limpeza para a remoção de resíduos sólidos da área costeira; e estabelecer uma abordagem de economia circular, incentivando a recolha de resíduos marinhos por meio do aplicativo KOLEKT. A meta é aumentar a participação ativa da comunidade na coleta de resíduos marinhos, estimulando o uso do aplicativo KOLEKT.

Durante a execução do projecto, será realizado um acompanhamento contínuo para garantir a eficácia das ações das organizações parceiras e promover melhorias constantes.