Associação Moçambicana de Reciclagem

AMOR reafirma compromisso com a conservação marinha na 3.ª conferência sobre biodiversidade

A Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR) esteve presente na reunião de alinhamento para a 3.ª edição da Conferência sobre Biodiversidade Marinha, que se realizará nos dias 5 e 6 de junho de 2025, na cidade da Beira. O encontro teve lugar na sala de reuniões do Porto de Pesca da Beira e contou com a participação de diversas entidades e organizações de referência na área da conservação marinha, como a BIOFUND, REPENSAR, Projectos Verdes, MITADER, CMB, Porto de Pesca da Beira, ADEL Sofala, Besura Mambosa e a Associação Gestão dos Recursos Naturais.

A reunião teve como principal objectivo alinhar estratégias e consolidar parcerias para a realização da conferência, que se promete ser um evento de destaque para a discussão sobre a preservação da biodiversidade marinha e a adaptação baseada em ecossistemas. Os participantes terão a oportunidade de debater a importância das áreas de conservação marinha e o valor dos ecossistemas marinhos em Moçambique.

O programa da conferência incluirá painéis de debate, workshops interactivos, storytelling e apresentações de estudos científicos, com uma previsão de cerca de 200 participantes. O evento, que também contará com exposições temáticas, terá um enfoque especial na juventude, incentivando a sua participação activa na preservação dos ecossistemas marinhos.

AMOR DESTACA PAPEL DA RECICLAGEM NA ECONOMIA CIRCULAR

Como entidade participante, a AMOR irá apresentar uma exposição dedicada à reciclagem, abordando os desafios e as oportunidades na gestão de resíduos, como PET, vidro e outros materiais. A iniciativa visa destacar o potencial do sector de reciclagem para impulsionar o empreendedorismo sustentável e reforçar a resiliência das comunidades costeiras de Moçambique, através de práticas de economia circular e gestão de resíduos.

Paralelamente, a ADEL Sofala organizará uma visita às plantações de mangais em Nhangau, na Casa Partida, proporcionando aos participantes uma experiência prática sobre a importância da conservação e protecção dos ecossistemas marinhos.
No encerramento da reunião, foram estabelecidos novos contactos entre entidades públicas e privadas, com o objectivo de apoiar a mobilização de recursos e a logística necessária para garantir o sucesso da conferência.

Partilhar: