Associação Moçambicana de Reciclagem

AMOR realiza sessões de educação ambiental em três escolas de Vilankulo

A Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR) realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, sessões de educação ambiental em três escolas de Vilankulo: a Escola Primária 16 de Junho, a Escola Primária Completa Kukua Kustawi e a Escola Primária Sessão 18 de Abril.
As sessões, conduzidas pela técnica ambiental Adelina Vilanculos, tinham como objectivo complementar a capacitação realizada no dia 14 de agosto na Escola Secundária de Mucoque, focando na gestão dos eco-clubes nas escolas.
Participaram das sessões algumas organizações da sociedade civil (OSC’s), como a AJUDEC-Oficial, AMUJI e o PARCO, além de alunos, pontos focais e directores das escolas.
Durante as visitas, a AMOR, acompanhada pelas OSC’s seleccionadas pelos pontos focais e pelos directores, abordou temas como a definição de eco-clubes, sua composição e funcionamento, meio ambiente, natureza, poluição e os 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Após as sessões, os directores e pontos focais compartilharam conselhos e desafios com as crianças, destacando a responsabilidade dos membros dos eco-clubes em transmitir o aprendizado aos colegas, amigos e familiares, e em garantir que as práticas sustentáveis sejam adoptadas por todos.
Nos próximos dias, a equipa da AMOR, juntamente com os parceiros, vai partilhar a lista dos alunos com as OSC’s, dividir as escolas em três grupos para as três OSC’s, reunir-se com cada organização para discutir o plano de trabalho e horários, partilhar o material didáctico, fornecer o modelo das listas de presença e marcar as sessões para a abertura do segundo semestre.