Associação Moçambicana de Reciclagem

AMOR realiza sessões de indução e apresentação das OSC’s nas escolas de Inhambane

Nos dias 26 e 27 de setembro, no Município de Inhambane, a Associação Moçambicana de Reciclagem realizou sessões de indução para os pontos focais das escolas e para as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), com foco na gestão dos eco-clubes escolares. Este evento incluiu a apresentação formal dos eco-clubes às direccções das escolas e aos alunos, com o objectivo de integrar as OSC’s nas actividades de gestão ambiental nas instituições de ensino.

Na ocasião, foram apresentadas a Associação Cultural para o Desenvolvimento Sustentável (ACUDES), a Associação dos Paralegais de Inhambane (API) e a Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR). A actividade, segundo a gestora do projecto em Inhambane, Angelica Miranda, teve como finalidade capacitar os pontos focais das escolas e as Organizações da Sociedade Civil, assegurando uma gestão eficiente e sustentável dos eco-clubes. Estes clubes desempenham um papel fundamental na educação ambiental dos alunos, promovendo práticas de conservação e sustentabilidade.

A iniciativa visa também fortalecer a colaboração entre a comunidade escolar e as OSC’s, aumentaa consciencialização ambiental nas escolas e envolve activamente os estudantes na preservação do meio ambiente. As atividades decorreram nas seguintes escolas: Escola Primária Muele-3, Escola Primária Nhampossa, Escola Primária Nhamua, Escola Básica Mahila, Escola Básica 3º Congresso, Escola Secundária Conguiana e a Escola Secundária SOS.

As Direcções das escolas do Município de Inhambane elogiaram esta iniciativa, realizada no âmbito do projeto ‘Eco-civismo Moçambicano’. As instituições de ensino envolvidas reconhecem a importância das actividades para a promoção de uma cultura de sustentabilidade nas escolas.