Associação Moçambicana de Reciclagem

“É possível transformar resíduos em luxo”, afirma Mónica Mabuie

“É possível transformar resíduos em luxo”, afirmou Mónica Mabuie, gestora do projecto Catador-Pescador, durante uma feira de artesanato na Ponta do Ouro, promovida pela Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR). O evento demonstrou como resíduos sólidos podem ser transformados em produtos sustentáveis, ao mesmo tempo que promove o talento artesanal local e práticas ambientais responsáveis.

O projecto visa não só promover o artesanato local, mas também oferecer alternativas à pesca artesanal, um sector vulnerável às mudanças ambientais. A iniciativa centra-se na reciclagem de resíduos sólidos, com o intuito de melhorar a qualidade ambiental e o bem-estar das populações, ao mesmo tempo que gera novas oportunidades de rendimento.

Durante a feira, foram expostos produtos criados a partir de materiais reciclados, evidenciando como objectos habitualmente descartados podem ser transformados em artigos de luxo e arte, com impacto positivo na preservação ambiental. Entre os produtos artesanais, destacaram-se carteiras, brincos e pulseiras feitas a partir de Tetra Pack, material reciclado, que mostram como o desperdício pode ser convertido em peças de moda e acessórios de alto valor.

A recolha de resíduos é uma das principais actividades do projecto, que já comprou 3074 toneladas de resíduos à comunidade. Além disso, a técnica de biochar, que melhora a saúde do solo e favorece a preservação dos recursos naturais, é uma das inovações do projecto.

Mónica Mabuie destacou que a transformação do lixo em riqueza é uma realidade possível, mostrando que, com inovação e envolvimento comunitário, é possível criar soluções sustentáveis.

Um dado relevante apresentado pela gestora do projecto é que 90% das pessoas que participaram nas actividades eram novas, o que sugere que o Catador-Pescador tem conseguido atrair um público que, anteriormente, não estava envolvido em práticas de reciclagem, sustentabilidade ou artesanato. Esse dado é um indicativo claro do crescimento e da expansão do projecto, evidenciando que a sua mensagem está a alcançar diferentes segmentos da comunidade e a sensibilizar novas pessoas para a importância dessas práticas.

Além disso, o aumento de participação demonstra que os objectivos e a proposta do projecto estão a ser bem recebidos, o que é fundamental para a continuidade e fortalecimento da iniciativa.

Com o apoio contínuo da Embaixada de França e em parceria com a Área de Protecção Ambiental de Maputo (APA Maputo), o projecto tem gerado resultados positivos tanto a nível ambiental como social.

Partilhar: