A Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR), em parceria com a Horizont3000, promoveu esta segunda-feira uma capacitação online para mais de 20 representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) da província de Inhambane. O evento, realizado através da plataforma Google Meet devido aos protestos pós-eleitorais, abordou temas-chave como gestão organizacional, gestão de projectos e financeira.
Participaram 34 pessoas de várias organizações, incluindo ACUDES, ORM, KUKULA, COOAAV e AJUPADEC, além de representantes do governo e do sector privado. Durante a formação de três horas, a gestora nacional do projecto, Ester Uamba, e Cristóvão Gomoda, gestor administrativo e financeiro, abordaram a estruturação eficiente das OSC’s, o planeamento e execução de projectos e a avaliação de impacto, com sessões interactivas moderadas por Angélica Miranda, gestora de projecto na província de Inhambane.
Para garantir que o projecto seja bem-sucedido e atinja os seus objectivos de forma eficaz, os facilitadores destacam que é importante ser proactivo e eficiente. Ambas as qualidades são fundamentais para garantir que um projeto seja bem-sucedido e atinja os seus objetivos de forma eficaz.
Depois da explanação, os formandos partilharam as suas dúvidas e comentários e mostraram-se satisfeitos com os ensinamentos adquiridos, aprendendo que estes vão enriquecer as suas actividades.
A capacitação faz parte do projecto “Eco-Civismo Moçambicano”, que visa fortalecer a capacidade técnica das OSC’s e promover a colaboração entre o governo, as organizações sociais e o sector privado. O objectivo é melhorar a gestão de projectos sustentáveis, com maior impacto nas comunidades locais, e fortalecer a governação nas regiões de Inhambane e Vilankulo.