Num mundo em que a urgência pela preservação ambiental cresce a cada dia, “é fundamental que o governo e as organizações da sociedade civil se unam na busca de soluções sustentáveis para os problemas ambientais que enfrentamos”. Este foi o foco da última capacitação de 2024, realizada na cidade de Inhambane, a 26 de novembro, e promovida pela Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR).
De forma inovadora, a AMOR reuniu 12 representantes de organizações locais e autoridades governamentais para a última capacitação online do ano. Durante o evento, foram debatidas questões ambientais e o uso sustentável dos recursos naturais, com a participação de organizações como a Associação dos Paralegais de Inhambane (API), Ocean Revolution Moçambique (ORM), Associação Cultural para o Desenvolvimento Sustentável (ACUDES) e o Conselho Municipal da Cidade de Inhambane (CMCI), entre outras.
Entre os principais temas abordados, destacou-se a necessidade de intensificar a sensibilização das comunidades e implementar acções práticas para enfrentar os problemas ambientais que afetam tanto o ecossistema como a qualidade de vida da população. A colaboração entre as organizações da sociedade civil (OSC’s) e o governo foi identificada como um factor crucial para o sucesso das iniciativas de conservação.
A capacitação faz parte do Resultado R1.A2 do projecto “Eco-Civismo Moçambicano”, financiado pela União Europeia, durante um período de três anos. O objectivo é gerar capacidade de governança ambiental nas OSC’s e promover a participação efetiva nas decisões do Estado para a protecção do meio ambiente.
Com o sucesso do evento, espera-se que a colaboração entre os diversos sectores continue a crescer, trazendo resultados concretos para a preservação ambiental e um futuro mais sustentável para a região. As OSC’s de Inhambane acreditam que, ao semear conhecimento, estarão a colher um futuro mais sustentável.