Uma nova jornada de limpeza costeira foi realizada esta sexta-feira na Praia do Estoril, na cidade da Beira, no âmbito do Projecto Resiliência aos Resíduos Costeiros em Moçambique (RRCM). A acção marcou o encerramento oficial do projecto e integrou o programa da 3.ª Conferência de Biodiversidade Marinha (BIOFUND). A iniciativa contou com a participação de instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e membros da comunidade local.
Durante a manhã, os participantes realizaram diversas actividades ligadas à educação ambiental, com destaque para sessões de sensibilização sobre a protecção ambiental; Promoção das Moedas Azuis, incentivo à economia circular; Limpeza da praia do Estoril e pesagem e compensação dos resíduos recolhidos.
O Presidente da AMOR, organização promotora da iniciativa, revelou que o projecto permitiu recolher cerca de mil toneladas de resíduos sólidos ao longo da sua implementação, volume equivalente ao lixo produzido anualmente na cidade da Beira.
“Fizemos isto de forma sustentável em todas as praias. Agora esperamos que este trabalho seja reconhecido com novos apoios para continuar a proteger o ambiente”, declarou Stephane Temperman.
A Direcção Provincial do Ambiente elogiou o envolvimento da comunidade e dos parceiros, considerando que “acções como esta são fundamentais para garantir um futuro mais saudável para todos”.
A representante da BIOFUND, Jéssica Schwein, destacou a importância da biodiversidade e da acção local.
“Esta actividade é um lembrete de que biodiversidade não é apenas uma palavra, é sobre as vidas que partilham connosco este planeta.”, afirmou a Jéssica.
Também presente no evento, Sharon Matos, assistente executiva do Projecto RRCM, destacou que este tipo de acções tem vindo a ser replicado em várias cidades do país.
“Este projecto e as suas actividades foram igualmente desenvolvidos em cidades como Maputo, Inhambane, Vilanculo, Pemba e Mocímboa. Tal como aconteceu aqui na Beira, trabalhámos em estreita colaboração com parceiros locais, como a FACE e a Tagumanicanave, também noutros municípios. É com enorme satisfação que hoje contamos com a presença de figuras tão distintas para testemunhar o impacto do nosso trabalho. Embora este ciclo esteja a chegar ao fim, esperamos dar continuidade a estas iniciativas, pois fazem uma diferença real para as comunidades, para as nossas praias e para todos nós.
O representante do Presidente do Município da Beira, o Vereador para a Gestão Urbana e Equipamentos, Manuel Joaquim, reforçou o compromisso da autarquia com a sustentabilidade e apelou à continuação de acções conjuntas em prol de uma cidade mais limpa e resiliente.O Projecto RRCM foi financiado pelo Governo do Reino Unido e contou com o apoio da Ocean Risk and Resilience Action Alliance (ORRA), em parceria com entidades locais e internacionais.