Associação Moçambicana de Reciclagem

Vilankulo impulsiona sustentabilidade ambiental nas escolas com eco-clubes

Entre 27 e 30 de agosto, Vilankulo foi palco de uma série de sessões educativas focadas na sustentabilidade ambiental, organizadas pela Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR), em parceria com as associações AJUDEC-Oficial, AMUJI e PARCO. O objectivo principal foi a implementação e o fortalecimento dos eco-clubes nas escolas locais, com o intuito de promover práticas ambientais responsáveis entre os jovens.
As sessões começaram na Escola Básica 16 de Junho, onde alunos e professores discutiram os objectivos e actividades dos eco-clubes. Este envolvimento foi seguido por eventos semelhantes na Escola Primária do 1º e 2º Graus 18 de Abril e na Escola Básica de Gamela, com um foco especial na importância dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
As actividades prosseguiram na Escola Primária 19 de Outubro e na Escola Primária Comunitária KUKUA KUSTAWI, EP de Mahaque, com ênfase contínua na educação ambiental e na adopção de práticas sustentáveis. As acções fazem parte do projecto “Eco-Civismo Moçambique”, coordenado pela AMOR em parceria com Horizont3000, ADA, Sei So Frei e LINSI, e financiado pela União Europeia em Moçambique.
Apesar de algumas visitas a escolas terem sido canceladas devido às fortes chuvas, a mobilização foi bem-sucedida em sensibilizar os alunos e reforçar a importância da sustentabilidade. A iniciativa demonstra o compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência ecológica entre os jovens.